sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Emagrecer e RESULTADOS... RESULTADOS?

Você já se perguntou o que significa RESULTADO para você?

Trago essa questão por um motivo muito simples: a maioria das pessoas não se pergunta isso.

De que isso importa?

Sem entender o que é RESULTADO, você não tem como compreender qualquer processo em que se envolva, seja ele um profissional, sentimental ou um tratamento de saúde.

Vou focar em um pedido comum: "QUERO EMAGRECER".

Em geral, por culpa de muitas décadas de desinformação dos próprios profissionais que lidam com este assunto, as pessoas pensam que emagrecer significa, diretamente, perder peso. Afirmo categoricamente aqui que isso não é exatamente verdade. Quer ver? Vamos lá.

Comecemos pelo contraponto. Ganhar peso é engordar? Para responder isso, pense em 2 situações. A primeira é aquele onde você, ou qualquer outra pessoa, ganhou muita gordura e teve o peso aumentado. Engordou, neste caso, obviamente E ganhou peso. Agora pense naquele seu amigo que faz muita musculação. Ele ganha MÚSCULOS e aumenta o peso, mas ele engordou?

É ÓBVIO QUE NÃO!

Se ele perder peso, por diminuir o treinamento, perdendo massa muscular, estará EMAGRECENDO?

NÃO!!!

Então parta desta observação e me responda. Se você perder PESO estará, necessariamente, emagrecendo? Fazendo uma ilustração bem exagerada te pergunto: se você tragicamente perder um membro do seu corpo, o que significa uma perda de peso considerável, ficará mais MAGRO?

NÃO!!!

Por tudo isso, eu digo pra vocês que o resultado de um trabalho de emagrecimento bem feito não neste post antigo, mas ainda atual, e pense no assunto. Não precisa ser a perda de peso. Na verdade, estimulo a todos a parar de se pesar. Quando pensamos em emagrecimento responsável, pensamos em perda de gordura corporal, principalmente visceral e/ou ganho de massa muscular. Não apenas em "perdas". Pense seu corpo mais em termos de proporções, de percentuais, do que em termos de volume total. Dê uma lida

Você pode estar pensando em um resultado que não é, exatamente, O resultado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário