segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Osteoporose, você e o que fazer.

Acabei de sair de uma aula com o médico, professor e amigo Dr Artur Lemos. Suas aulas são sempre ótimas e nos trazem muitas informações úteis. Hoje ele estava falando sobre osteoporose e, inspirado nisso, resolvi falar sobre isso aqui pra vocês.

É uma condição caracterizada pela perda de massa óssea, levando a ossos mais fracos e mais sujeitos a fraturas. Dificulta muito a recuperação das fraturas também. É um problema sério e muito prevalente na nossa sociedade, afetando principalmente mulheres a partir da menopausa mas que também acomete homens.

Beleza. O problema é esse e ele ataca ossos. As pessoas costumam ver os ossos como estruturas meio estáticas e muito relacionadas ao cálcio. Preciso te dizer que o osso é tudo menos estático e que 90% de sua composição é, na verdade, proteica. O cálcio cumpre papel importante, mas não é seu principal constituinte. É sobre uma base proteica, com colágeno, que se fixa o cálcio e outros minerais, formando o osso em si. O osso também é repositório destes muitos minerais, que podem ser daí mobilizados se houver necessidade.

Os osteoblastos são células que geram osso novo e os osteoclastos degradam osso velho. O equilíbrio entre estas duas ações gera um osso saudável. Estas ações dependem diretamente da nutrição, do equilíbrio hormonal, dos exercícios físicos e, até mesmo, da exposição à luz solar. O sol é muito importante para o processo de geração da vitamina D3, fundamental para a absorção do cálcio.

Aí você pensa: "por isso que eu tomo leite. Pra ter cálcio!"

Sinto te informar que não é bem assim. O cálcio está presente no leite, mas a capacidade do nosso organismo de usar este leite é bem baixa. O cálcio mais interessante para você está nas folhas verde escuras e, sem dúvida, em suplementos de cálcio usados de forma adequada.

Aí você pensa de novo: " tudo bem. Ainda bem que me passaram aquele suplemento de cálcio com vitamina D!"

Lá vem eu, chato, novamente. Não é tão simples assim. O tipo do sal de cálcio presente no suplemento é muito importante. É que você não toma cálcio, mas sim um sal de cálcio. Pode ser carbonato, fosfato, citrato, glicinato, bis-glicinato... Tem vários. Os melhores são o glicinato (também conhecido como cálcio quelado) e o citrato, e podem ser prescritos de acordo com as necessidades individuais do paciente. Não raro a dose de vitamina D presente nos suplementos prontos é muito pequena. Hoje em dia vivemos uma deficiência global de vitamina D, já confirmada por muitos trabalhos científicos, fazendo com que precisemos de suplementação mais abundante e mais exposição solar controlada.

Então você pensa mais uma vez: "tá bom, Adolfo! Então eu tomo um suplemento de cálcio com o sal certo e a dose certa de vitamina D! Tomo sol também! Tá bom pra você, seu chato?!"

...
...
...

não...

"O quê?!"

não...

"Não tô te ouvindo."

Não! Tá bom não! Desculpe, mas não posso mentir. Pra ficar legal, precisamos avaliar você com muito cuidado e determinar todas as outras vias de suplementação e mudança de hábitos de vida. Vamos precisar, também, de magnésio, silício, riboflavina, vitamina C, vitamina K2, manganês, zinco, alguns aminoácidos e, não raro, de uma reposição hormonal. Tudo isso feito de forma muito específica e personalizada. Considerando a individualidade de cada paciente. Não é simples, mas dá excelentes resultados.

Além de tudo isso, precisamos rever a exposição solar e dar atenção aos exercícios físicos resistidos, como a musculação.

"Oxe, Adolfo! Então você quer que minha vovozinha véia vá pegar peso na academia?!"

Hehehehe... Muito legal.
É isso mesmo, mas eu quero que ela vá realizar atividade física resistida com a orientação dos profissionais adequados, notadamente o fisioterapêuta, o ortopedista e o educador físico. Isso é MUITO importante. Não queremos que ela fique torta. Inclusive, quero que você também já comece a ir, pra prevenir problemas futuros.

Dito tudo isso, eu recomendo a vocês como já fiz muitas vezes antes: busque uma equipe multidisciplinar. Os profissionais de saúde das várias áreas vão te ajudar, cada um a sua maneira, a ter uma melhor saúde óssea também. Isso te trará mais qualidade de vida e felicidade.

Saúde e paz.

Seja feliz.