quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Irisina: importante descoberta. Luz sobre a obesidade, o diabetes e outras doenças. Exercício em cápsulas?

Íris, a deusa grega mensageira
Desde o início do ano fomos agraciados com a notícia da descoberta desta nova substância, a irisina, um hormônio produzido pelos músculos em sua resposta adaptativa aos exercícios que promove a queima da gordura e uma melhora da resistência periférica à insulina. É uma substância sinalizadora. Mensageira. Por isso o nome que remonta à deusa grega Íris.

Sua descoberta foi anunciada pelo Dr Bruce Spiegelman, do Dana-Farber Cancer Institute, em Boston, Massachusetts. Em pesquisa com ratos, sua equipe foi capaz de perceber o potencial da substância para o emagrecimento e para a regulação do metabolismo glicídico, o que pode levar a novos tratamentos em áreas como obesidade, diabetes, dislipidemias e, até mesmo, doenças como o mal de Parkinson.

Esta mesma equipe conseguiu sintetizar a substância, tendo realizado uso com sucesso em ratos. Os pesquisadores observaram a capacidade desta substância induzir a mudança da gordura branca (pouco ativa metabolicamente) para gordura marrom (de grande atividade termogênica, ou de queima). Isso levou a uma perda de gordura mesmo na ausência de exercícios e/ou dieta nos ratos submetidos à pesquisa.
Irisina "amarronzando" a gordura

Aparentemente, outras substâncias ou situações podem, também, levar à liberação da irisina, mas isso ainda não está bem determinado.

OK. Beleza. É fato que esta descoberta é fantástica e nos leva a um melhor entendimento da fisiologia do exercício. É verdade, também, que pode nos levar ao desenvolvimento de novos e revolucionários tratamentos para as doenças acima citadas. Muito bom. Eu concordo 100%. Só vejo um pouco de problema na idéia de se criar "exercícios em cápsulas", como alguns estão sugerindo por aí.

A realização de exercícios físicos envolve um enorme número de fatores comportamentais, que vão desde o interesse em si pela atividade até a execução em si. Não é, costumeiramente, para um adulto que trabalha, um processo simples. São muitas as barreiras para se transpor e muitas, também, as necessidades de organização e disciplina para levar adiante um programa eficiente de atividade física.

Dito isso, podemos pensar assim:

"Então não é bem melhor ter um comprimidinho que resolva tudo isso pra mim, sem a necessidade de tanto esforço?"

A resposta é não.

Um medicamente que venha a gerar resultados similares aos de um exercício físico será fantástico para tratar doenças e auxiliar pacientes em processo de reabilitação. Para estas pessoas, um recurso como este pode se tornar, simplesmente, fundamental. No caso de um indivíduo que não tenha a necessidade específica de algo assim, este recurso vai se tornar, no mínimo, moralmente lesivo, pois tira do mesmo a oportunidade de lutar pelo seu resultado e de passar por todas as ricas vivências que o levariam ao sucesso. O ser humano precisa de desafios! Cada pessoa precisa mostrar, pra si mesma, que é capaz de alcançar seus objetivos!

Veja que não estou, de forma alguma, tirando o mérito da descoberta, que é fabulosa. Só me incomoda muito o fato de ver, sugerido por aí, que seria interessante ter um "exercício em cápsulas". Será que já não basta o fato de usarmos o carro pra ir pra cima e pra baixo, reduzindo o contato humano, fato também garantido pela própria "falta de tempo" auto-imposta que vivemos em prol de "resultados", que quase sempre envolvem o ganho de dinheiro para pagar contas? Será que não é muito mais interessante nos esforçarmos para readequar nossas vidas de forma a incluir uma rotina saudável de exercícios e alimentação, fatores que só nos levam ao crescimento pessoal e ao aumento do nosso conhecimento?

Eu espero que não peguemos este caminho de imediatismo "moderninho" e busquemos uma vida onde os resultados positivos continuem dependendo da nossa dedicação. Que as descobertas sobre a irisina nos tragam cada vez mais luz sobre a compreensão do metabolismo durante exercícios e que nos ajude a gerar alternativas de tratamento para inúmeras doenças. Fantástico! Que fique restrito a benefícios deste tipo. Fantástico também!

Procure seu médico, seu nutricionista, seu personal trainer. Programe-se para começar um programa de exercícios regular e acompanhado. Você verá quanta felicidade e saúde irá alcançar!

Vamos nos esforçar!

Suemos!


Um comentário: