quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gorduras, colesterol e blá-blá-blá

Acabei de ler a reportagem sobre "A REDENÇÃO DA GORDURA" em uma famosa revista semanal conhecida de todos. Fiquei feliz pelo fato de, finalmente, ver divulgada, em um meio de comunicação de grande distribuição, a informação de que as gorduras saturadas não são as vilãs que se pensava. Na verdade, elas nunca foram vilãs.

Quero dar uma ajustada, de leve, em algumas informações e, consequentemente, acabar falando um pouco sobre colesterol. A ajustada é o seguinte: não tenham medo do ácido láurico. Na reportagem está escrito que este seria um exemplo de "gordura perniciosa", pelo fato de levar a aumento dos níveis de colesterol. Diz, inclusive, para se evitar o consumo de óleo de côco pois este levaria a tal malefício, por ser rico em ácido láurico...

Peraí!

Ácido láurico é o ácido graxo mais abundante no LEITE MATERNO. VOCÊ TOMOU, SE FOI AMAMENTADO NO PEITO, UM MONTE DESTE TIPO DE GORDURA! Ele pode até levar a um aumento dos níveis de colesterol mas, tenho que te dizer finalmente uma coisa: isso não é necessariamente ruim.

Sério.

Colesterol é um ÁLCOOL produzido pelo fígado e que serve para, APENAS, compor todas as suas membranas celulares, formar todos os hormônios esteróides (DHEA, pregnenolona, testosterona, estradiol, etc), e mais algumas funções que não vêm ao caso. Se ele estiver baixo demais, compromete sua produção hormonal e sua capacidade de reparar membranas celulares. Viu que legal? Colesterol NÃO É GORDURA e sua produção depende muito mais do seu consumo de carboidratos refinados/açúcares do que de gordura. O fígado usa glicose para fazer colesterol, e não gordura. Esta produção equivale a 80-85% do total que você lê no seu exame de sangue. Se livre do pão branco mas mantenha a manteiga e o queijo!

Outra novidade para você. Sabe o LDL-c, que um monte de gente chama de "colesterol ruim"? Pois é. Agora você cai da cadeira. O LDL-c NÃO É COLESTEROL! Trata-se de uma lipoproteina (low density lipoprotein) que carrega colesterol, triglicerídios e substâncias lipossolúveis, como as vitaminas A, D, E e K para as células. Isso é vital! As células precisam destes nutrientes e a LDL-c os carrega e disponibiliza. Não é uma vilã! A LDL-c só se torna ruim se oxidar e for englobada por um macrófago. Se isto acontecer e, depois disso, mais um monte de outras condições surgirem, pode se formar uma placa ateromatosa. Para avaliar se você está correndo este risco, de forma objetiva, um dos exames disponíveis é o anti-LDL oxidada. Alguém já te pediu este? Além disso, para que a LDL-c seja mais propensa à oxidação, é importante que apresente altos valores de apolipoproteína B100. Acredito que ninguém tenha te pedido este exame também, não é? Pois é...

Em resumo, "colesterol" te faz mal se você não cuidar dele direito, apenas. É claro que, em situações de LDL-c muito elevada, há uma maior chance estatística de ocorrerem as reações que levarão a problemas vasculares. Mas a melhor estratégia para melhorar este quadro é qualificar e reduzir o consumo de carboidratos. Não estou dizendo para você se encher de gorduras! Converse com sua nutricionista e procure ter uma alimentação equilibrada, mas saiba que os carboidratos refinados são os verdadeiros vilões.

Os medicamentos que servem para baixar os níveis de colesterol também são um problema à parte. Devem ser utilizados em situações onde o controle não consegue ser estabelecido, quando outras estratégias falham, o que ocorre com bem pouca frequência.

Lembra que eu disse que a maior parte do seu colesterol é produzido pelo seu próprio fígado? Ele não faz isso porque é aloprado! Isso acontece porque, de alguma maneira, seu corpo está sinalizando que precisa daquilo (salvo em algumas situações patológicas). Além disso, você não tem nenhuma via específica de excreção de colesterol. Até quando sai para o intestino, na formação dos sais biliares, ele vai ser recomposto, posteriormente, pois estes sais são reabsorvidos posteriormente. Quero dizer, simplesmente, que seu corpo não quer se livrar desta molécula, pois ela é muito valiosa. Será que é realmente sábio lutar contra esta tendência efetivamente natural? Quando você toma uma medicação para reduzir os níveis de colesterol, reduz também a produção de coenzima Q10. Esta molécula é vital para o metabolismo energético das suas células. Sabe qual é o órgão cujas células mais precisam dela? O coração! Será que estes remédios, portanto, são realmente benéficos para este órgão?

Resumindo a estória, pessoal, o que eu quero dizer é que o metabolismo do colesterol, das lipoproteínas, das placas ateromatosas e seus afins é muito mais complexo do que se divulga costumeiramente. Eu não pincelei nem 5% do assunto aqui. A forma como estes temas são explorados em geral beira a desinformação. Tem muita coisa simplesmente errada divulgada e eu não posso acreditar que isso não seja visto. Fica a idéia, meio conspiracionista, de que devem haver interesses outros por trás de tudo isso. É feio, mas é real.

Vamos questionar o que está estabelecido de forma muito dogmática. Vamos tentar descobrir de onde as informações vêm. Vamos perguntar os por quês das coisas. Nem seu médico nem ninguém tem a verdade absoluta nas mãos.

Não aceite um "é porque é". Peça argumentos.

Participe... e coma manteiga.

2 comentários: