segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Anticoncepcional engorda?

Vamos falar um pouco sobre isso agora, a pedido de uma querida e assídua leitora do nosso Blog que me mandou este questionamento.

É uma dúvida muito comum entre as pacientes e vamos tirá-la agora: o anticoncepcional, em si, não engorda.

Agora vêm todas as moças que "engordaram com os anticoncepcionais" revoltadas, querendo minha caveira e dizendo que eu estou errado. Infelizmente, isso só é motivado por uma coisa: culpa.

É mesmo. O grande problema que nós temos hoje é que a idéia da engorda com o uso das pílulas está muito sedimentada. Isso já faz parte do imaginário das pessoas. Está fixado em suas mentes. Por isso, quando começam a usá-las, muitas pacientes ganham uma tremenda justificativa para engordar e colocar a culpa em algo que não suas próprias atitudes. Não estou dizendo, de forma alguma, que sejam todas mentirosas, hipócritas ou que estejam fazendo isso propositalmente. É tudo sem intenção, motivado por uma idéia amplamente difundida na década de 60, quando os primeiros anticoncepcionais orais realmente causavam isso, e muito mais.

As dosagens hormonais das pílulas atuais não levam a isso e garanto que, mesmo as mais novas pílulas, podem causar coisas muito piores que o ganho de peso, mas isso é assunto pra outro post.

O ganho de peso pode até acontecer, em uma ou outra paciente, com uma ou outra pílula anticoncepcional, mas isso se deve à retenção de líquidos, e não ao ganho de gordura. Vamos lembrar, sempre, que ganho de peso NÃO É engordar. Engordar é aumento da massa gorda do corpo, como vimos no post Meu peso ideal é X quilos: taxativamente.

É isso aí. O fato de ficar mais pesada não faz com que você esteja mais gorda. Músculo pesa, e muito. Água também. Sendo assim, tanto o ganho de massa muscular quanto a retenção de líquidos te deixam mais pesada, mas não mais gorda. Não se preocupe tanto com a balança e dê mais atenção a suas medidas, principalmente a circunferência do abdome.

Voltando à questão da pílula, podemos considerar que seu uso pode te trazer alguns efeitos colaterais meio chatos, o que pode levar a mulher a descontar na comida e engordar. Mesmo assim, temos que perceber que não foi o uso da pílula que a fez engordar, mas sim a atitude de compensação que ela adotou. É uma simples questão de troca do tipo de pílula ou, às vezes, uso de outro método contraceptivo.

Em resumo, o uso da pílula não leva, diretamente, a engordar. É importante perceber a tentativa de culpar algo fora de si mesma(o) pelo fato de ganhar gordura. Pense nisso e vá logo parando. É fundamental que você assuma uma postura protagonista diante da questão da manutenção de uma forma física saudável e aceite, de uma vez por todas, que a(o) grande culpada(o) por você estar como está, bem ou mal, é você mesma(o). Vista a camisa e corra atrás do que deseja pra você. Só suas atitudes podem te levar a uma vida com mais saúde e felicidade.

Responsabilize-se por si mesma(o).

4 comentários:

  1. Bom, como usuária de Anticoncepcional contínuo há 3 anos ( por conta da endometriose), posso dizer que tudo escrito acima é verdade!!!!
    Quando a gente começa a usar o anticoncepcional já é automaticamente colado na nossa mente que vamos engordar e não é bem assim que a banda toca!
    De fato, a gente acaba retendo liquido; tem mulheres que retém muito liquido mesmo, a ponto de ficaram bastante inchadas; mas para isso existem as drenagens, mudança na alimentação ( com menos sal de preferencia), a prática de uma atividade física é essencial; e se mesmo assim continuar com essa retenção de liquido, vale a pena uma conversa com o médico para rever o AC ( o que é super normal! afinal de contas, cada metabolismo reage de uma forma).
    Além disso, os AC como são hormônios, acabam mexendo um pouco com o nosso organismo e muitas vezes pode deixar a gente um pouco mais ansiosa, com uma oscilação no humor...como posso dizer, um pouco mais sensível...rs... e ai algumas mulheres acabam descontando tudo isso na comida; principalmente nos doces; ainda mais porque temos como aliado esse "tabu" de que AC engorda, então a gente exagera na comida/doces e colocamos a culpa sim nos AC.(digo pq ja tive essa fase!!!rs)
    Sendo que hoje em dia, a medicina tá tao avançada, que os Anticoncepcionais estão vindo cada vez com quantidade menor de hormônio, justamente para evitar ou pelo menos diminuir esses efeitos colaterais indesejáveis e que em algumas mulheres acabam sendo um pouco mais acentuado.
    O lance é se responsabilizar de fato pelos seus atos, e caso perceba que tá com uma retenção a mais de liquido mesmo com a pratica de exercícios e com a mudança alimentar; com uma fome exagerada ou com ansiedade e compulsão por doce em excesso, sentar e conversar com seu médico sobre a possibilidade da troca por outro.
    O que não vale é ficar colocando a culpa nos pobres anticoncepcionais!!
    To certa, doutor?!!!rsrs ;)

    Beijocas Marília!!!

    ResponderExcluir
  2. Ah, também quero sugerir um tema!!!rsrsrs
    Você bem que podia falar sobre a Endometriose, ne?!!! Afinal de contas somos mais de 6 milhões de brasileiras com essa doença, sendo que a grande parte das mulheres desconhecem o que é,os sintomas e quando descobrem já estão numa fase mais avançada da doença! Como, pelo que eu vejo, a maioria das frequentadoras do seu blog são mulheres, nada mais justo do que informá-las orientá-las; afinal a única arma que temos contra a endometriose é a informação mesmo ela sendo básica! Podíamos falar dos benefícios da ortomolecular nessa doença; pelo menos dos benefícios que eu tive e tenho, afinal nao tenha dúvidas, sem você ao meu lado a endometriose estaria num estado muito mais avançado do que está. Pense com carinho!!!rs bjss MARÍLIA

    ResponderExcluir
  3. Está certíssima, Mari! Muito obrigado por sua contribuição sempre pertinente. Vamos falar sobre endometriose sim. É uma sugestão excelente e muito útil. Você é uma guerreira neste assunto e sabe muito bem o quanto as informações podem ser truncadas. Beijo grande.

    ResponderExcluir
  4. Amei!!!Sigo todas as orientações!!!Só não consigo quando a ansiedade bate forte,mas quando passa começo de onde parei.Não espero a segunda feira para começar novamente!!!!rsrsrs!!!

    ResponderExcluir