domingo, 26 de junho de 2011

Medida certa

Foi uma das pouquíssimas vezes que eu fiquei feliz com informações sobre saúde no Fantástico, da Rede Globo. Hoje eu vi o personal trainer que estava cuidando do Zeca e da Renata dizer algumas coisas que defendo muito quando se trata de emagrecimento e entrar em forma:

"Emagrecer é perder GORDURA, e não necessariamente PESO."

"A CIRCUNFERÊNCIA ABDOMINAL é mais importante que o peso na balança."

Todos os dias eu oriento pacientes neste sentido e fiquei muito feliz por, FINALMENTE, ver estes conceitos difundidos em um programa de grande audiência em todo o território nacional. Já falamos sobre eles, direta ou indiretamente, em outros POSTs aqui no blog e ainda vamos falar muito sobre isso.

Vale sempre o lembrete: O OBJETIVO É FICAR FINO(A), NÃO NECESSARIAMENTE LEVE.

A não ser que haja uma necessidade específica em ficar menos pesado(a), como causas ortopédicas ou profissionais próprias, devemos nos esforçar para encontrar uma silhueta adequada, com uma distribuição de gordura e massa magra equilibrada.

Pergunte ao profissional que te acompanha sobre isso, pois é a base do cuidado com sua forma física e, consequentemente, sua saúde.

Um comentário:

  1. Perfeito. Adorei. Passei a semana toda falando para meus pacientes: "viu, esquece a balança pq vc diminuiu a gordura". É difícil das pessoas se convencerem disso.....elas querem ver a balança com digitos menores sempre! Eu faço avaliação com dobras de gordura, circunferências, bioimpedância elétrica e sempre sempre, desde a primeira consulta falo que PI e IMC é básico.

    ResponderExcluir